O funk vem ganhando destaque nos últimos anos, as plataformas digitais de música, como o Spotify, o Deezer e até mesmo o YouTube se destacam entre os mais usados para escutar música, seja no celular, computador, entre outros que permitem o uso.
No Spotify, a música “Cracolândia” ficou por quase duas semanas no topo do ranking de streams do mês de novembro de 2020. Em dezembro do mesmo ano, foi a vez de Menor Nico colocar o hit “Amor ou Litrão” no topo da parada. Outros funkeiros como Kevinho e Niack também figuraram entre as primeiras posições durante todo 2020.
Com a quarentena, medida de contenção do novo Coronavírus, as opções de lazer foram reduzidas. O tempo em casa se estendeu e a música se fez presente em muitos lares.
O Spotify, plataforma de streaming, registrou 286 milhões de assinantes no primeiro trimestre de 2020, com crescimento de 31% em comparação ao ano anterior, de acordo com dados da própria plataforma.
No Youtube, foi possível ver durante os meses de novembro e dezembro, os nomes de Mc Hariel e Mc Ryan SP entre os 10 mais escutados da plataforma, superando diversos outros artistas da música brasileira que também tinham acabado de explodir seus hits.
Os dados sempre são mais efetivos para comprovar os fatos, e eles não mentem, o funk está presente e a intenção é crescer cada vez mais.
FONTE: SOBRE FUNK https://sobrefunk.com/visibilidade-do-funk-nas-plataformas-de-streaming-veja/