Imagens de Marielle Franco, Ágatha, Moïse, João Pedro, Miguel, e outros brasileiros mortos apareceram no telão
Fazendo valer a sua trajetória de 30 anos, nesse final de semana, o grupo paulista, os Racionais MCs, transmitiram durante sua performance no Rock in Rio, diversas mensagens contra o racismo.
Crianças, mulheres e homens, negros mortos em consequência do racismo, foram homenageados durante a música “Negro Drama”. Imagens de Marielle Franco, Ágatha, Moïse, João Pedro, Miguel, e outros brasileiros mortos apareceram no telão. Ao fim da performance, o público puxou um sonoro xingamento ao presidente Jair Bolsonaro, ao qual os músicos não reagiram.
As pessoas e as causas da morte:
Miguel Otávio:
Em 2 de junho de 2020, o menino Miguel Otávio Santana da Silva, com apenas 5 anos, morreu após cair do 9° andar de um prédio de luxo, no Centro do Recife. No momento do acidente, ele tinha sido deixado pela sua mãe, ex-trabalhadora doméstica, aos cuidados da então patroa dela, a primeira-dama do município de Tamandaré, Sari Corte-Real.
Durval Teófilo Filho:
Durval Teófilo Filho, de 38 anos, foi baleado foi morto pelo próprio vizinho, na porta de casa, em São Gonçalo, após segundo policiais, ser confundido com um bandido.
Ágatha Vitória:
Ágatha Vitória Sales Félix, uma menina de apenas 8 anos, foi baleada dentro de uma kombi, quando voltava para casa com a mãe no Complexo do Alemão, em 2019.
Marielle Franco:
Marielle Franco, foi executada no Rio de Janeiro em 2018, os atiradores que mataram a vereadora e o seu motorista estão presos, mas os mandantes ainda não foram encontrados.
Moa do Katendê:
Romualdo Rosário da Costa, mais conhecido como Moa do Katendê, era mestre de capoeira e foi assassinado após uma discussão política, no qual era contrário ao na época candidato à presidência da república Jair Bolsonaro, hoje candidato à reeleição, e o assassino era a favor.