Após mais de uma semana internado, o Papa Francisco terá alta na sexta-feira (16), informou o Vaticano nesta quinta-feira (15).
O pontífice foi submetido na semana passada a uma cirurgia no intestino para reparar uma laparocele, uma hérnia que às vezes se forma sobre uma cicatriz geralmente resultante de uma cirurgia anterior. Ele não teve complicações e se recuperou bem, de acordo com os médicos do hospital Gemelli, em Roma, onde Francisco está internado.
Nesta quinta, o Vaticano divulgou também fotos do papa pela primeira vez desde a cirurgia.
Nas imagens, o papa aparece visitando o Serviço de Oncologia Pediátrica e Neurocirurgia Infantil do hospital.
Quando foi internado em março no mesmo hospital para tratar uma bronquite, o papa também visitou a mesma enfermaria, onde entregou ovos de Páscoa e outros presentes, e até batizou um bebê.
A agência também disse na quarta que o Papa deve ter alta hospitalar nos próximos dias. “A equipe médica informa que a evolução clínica está ocorrendo normalmente, sem intercorrências, e por isso estão planejando a alta dele para os próximos dias”.
O papa passou por uma operação de três horas para reparar a hérnia abdominal na semana; os médicos disseram que a recuperação está progredindo normalmente.