Uma pesquisa feita pelo Pew Research Center apontou que o número de norte-americanos que estão se informando pelo TikTok está crescendo. Segundo o estudo, cerca de um terço
Aproximadamente 10% de todos os adultos dos Estados Unidos recebem notícias regularmente pelo Tiktok. Quando separado o grupo com menos de 30 anos, essa porcentagem pula para cerca de 26%.
As porcentagens do Tiktok vão na contramão de outras grandes redes sociais, como Facebook. A plataforma de Mark Zuckerberg, por exemplo, passou de 54% dos adultos consumindo notícias por meio dela em 2020, para cerca de 44% em 2022.
As notícias presentes no TikTok são extremamente variadas, mas é possível lembrar da invasão da Rússia na Ucrânia, que lançou diversos criadores de conteúdo na guerra, que passaram a alertar a população mundial sobre o que estava acontecendo em meio aos conflitos armados.
Outro episódio muito marcante foi o julgamento de Johnny Depp e Amber Heard. O processo do ex-casal tomou conta das redes sociais e diversos influenciadores do TikTok começaram a explicar e fazer suas análises sobre a situação.
No Brasil, por exemplo, podemos citar o caso do podcast “A Mulher da Casa Abandonada”, da Folha de São Paulo. O programa apresentado pelo jornalista Chico Felitti conta a história de uma moradora de Higienópolis, em São Paulo, que vivia em uma mansão abandonada e escondia sua verdadeira identidade e suas acusações de manter uma empregada doméstica em condições análogas à escravidão nos Estados Unidos.
Fonte: OLHAR DIGITAL