MÚSICA É ALTERNATIVA PARA A PREVENÇÃO DA DEPRESSÃO E DO SUICÍDIO

Compartilhe este conteúdo...

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on twitter
Twitter
Share on telegram
Telegram

Segundo dados, 16 milhões de tentativas de suicídio ocorrem no mundo a cada ano; para especialistas, música pode ajudar no combate a problemas relacionados à saúde mental.

Em média, ocorrem 16 milhões de tentativas de suicídio ao ano em todo o mundo. O Brasil, registra uma morte por suicídio a cada 45 minutos, sendo que, para cada óbito, há pelo menos vinte tentativas, conforme informações do psiquiatra Humberto Müller, de Rondônia, publicados pela Agência Câmara de Notícias.

Para Damaris Hoffman, fundadora e diretora da Hoffman & Obrian – empresa de assessoria de imprensa, marketing para artistas e publicidade musical -, toda a sociedade deve apoiar causas como o Setembro Amarelo, que este ano traz o mote “A vida é a melhor escolha”.

Segundo ela, atenta a esta causa, a School Of Rock – rede internacional de franquias de escolas de música -. defende que a música pode auxiliar no combate a problemas relacionados à saúde mental, tais como depressão e a prevenção ao suicídio.

Com efeito, pesquisadores da Queens University Belfast, na Irlanda do Norte, descobriram que a terapia com música reduz a depressão em crianças e adolescentes, conforme fala da médica psiquiatra Jéssica Martani, especialista em comportamento humano e saúde mental, em entrevista publicada pelo Diário do Grande ABC.

Música pode ser chave para prevenção da depressão e do suicídio

Para Hoffman, a Campanha Setembro Amarelo traz à tona a reflexão sobre a importância da música para o bem-estar das pessoas. Ela afirma que a educação musical pode ser uma experiência transformadora.

“Além dos benefícios que o aprendizado traz à capacidade cognitiva dos alunos, os ensaios proporcionam ensinamentos. Estes vão além da música e abrangem ética, desinibição, convívio social, experiências da dinâmica de banda, de palco e trabalho em equipe”, afirma. “Intervenções, aproximações e práticas em grupo – ou ouvir e fazer terapia musical – se mostraram efetivas, reduzindo sintomas depressivos”, completa.

Cris Valente, diretora-geral da unidade Alto da Boa Vista da School Of Rock, afirma que a transformação de alguns estudantes é surpreendente: “Entrar para uma escola de música ou iniciar contatos com pessoas que ‘curtem’ o mesmo estilo que você é o primeiro passo para sair da tristeza”.

 

 

FONTE: TERRA https://www.terra.com.br/noticias/musica-e-alternativa-para-a-prevencao-da-depressao-e-do-suicidio,c36f7e845bb1feb39535931655820975mte23ixq.html

 

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on twitter
Twitter
Share on telegram
Telegram

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *