A primeira grande cerimônia em Londres após a morte da rainha Elizabeth 2ª ocorre nesta quarta-feira (14), quando seu caixão está sendo levado em uma carruagem do Palácio de Buckingham até o Salão de Westminster. O evento está previsto para terminar às 15h (11h em Brasília). Quando o caixão chegar em Westminster, o arcebispo Canterbury fará uma solenidade de 20 minutos, e a família real voltará para Buckingham.
A procissão, que percorre pouco mais de um quilômetro, é acompanhada a pé pelo rei Charles 3º, seus filhos William e Harry e seus três irmãos -a princesa Anne e os príncipes Andrew e Edward. A rainha consorte, Camilla, e as noras, Kate Middleton e Meghan Markle, seguem de carro.
No vizinho Hyde Park, haverá uma salva de canhão por minuto. A administração do aeroporto de Heathrow anunciou que voos devem ser cancelados ou adiados entre as 13h50 e 15h40 (9h50 e 11h40 em Brasília) de hoje, para garantir silêncio na cidade.
Às 17h, o Salão de Westminster será aberto ao público, que poderá caminhar em volta do caixão. A visitação poderá ser feita dia e noite, até às 6h30 da manhã da próxima segunda-feira (19), quando haverá a missa de funeral na Abadia de Westminster e o enterro no castelo de Windsor, a oeste de Londres. O público vai ver o caixão fechado, envolvido pela bandeira real, em cima de uma plataforma vigiada por guardas. É esperado que a coroa esteja no topo do caixão.