A Volkswagen recriou uma imagem de Elis Regina com inteligência artificial para o comercial VM Brasil 70: O Novo Veio de Novo
A propaganda da Volkswagen VM Brasil 70: O Novo Veio de Novo está sob análise do Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (Conar). A empresa de carros utilizou a inteligência artificial para recriar uma imagem da cantora Elis Regina, que faleceu em janeiro de 1982.
Em comunicado, o órgão diz que recebeu diversos questionamentos sobre a ética no uso de IA para recriar imagens de pessoas que já faleceram.
“Eles questionam se é ético ou não o uso de ferramenta tecnológica e Inteligência Artificial (IA) para trazer pessoa falecida de volta à vida como realizado na campanha, a ser examinado à luz do Código Brasileiro de Autoregulamentação Publicitária, em particular os princípios de respeitabilidade, no caso o respeito à personalidade e existência da artista, e veracidade”, relata o comunicado.
O processo deve ser julgado nas próximas semanas por uma das Câmaras do Conselho de Ética do Conar. Na ocasião, a Volkswagen poderá se defender das denúncias e apresentar a defesa.
Veja a Propaganda:
https://www.youtube.com/watch?v=aMl54-kqphE